AVISO IMPORTANTE
22/1/2008
Loterías y Apuestas del Estado (LAE) dá conhecimento ao público em geral que uns grupos de delinquentes, de nacionalidades diversas, estão a utilizar de forma fraudulenta o prestígio e os nomes comerciais da Lotaria espanhola em vários países, especialmente nos da zona do sudeste da Ásia e no Pacífico e nos do continente americano. Movem-se facilmente por toda a geografia mundial e usam telemóveis, apartados de correios, direcções provisórias ou falsas (incluindo as direcções reais de Organismos oficiais espanhóis), assim como nomes que evocam instituições de prestígio ("el Gordo", "la Primitiva", "European Lottery Commission", etc.). Também falsificam os papéis impressos e as assinaturas de diversas entidades bancárias.
Para cometer a burla, o procedimento seguido geralmente consiste em anunciar à potencial vítima que foi premiada com um prémio de uma grande quantia (apesar de não ter participado em qualquer sorteio), mas que não pode cobrar esse prémio até ter pago antecipadamente uma soma destinada aos impostos, despesas bancárias, despesas de envio ou encaminhamento de seguro, etc. Habitualmente, o burlista adverte a potencial vítima de que o prazo para pagar essas quantias é muito curto e que está quase a caducar o seu direito de cobrar o prémio.
Os prémios da Lotaria espanhola estão sempre livres de impostos e encargos, e a Polícia espanhola já deteve e colocou à disposição judicial alguns membros de grupos que actuavam no território nacional.
Por conseguinte, quando lhe oferecerem "prémios" que tenham uma relação aparente com a Lotaria espanhola, NÃO PAGUE nenhuma quantia. Do mesmo modo, agradecíamos que estes factos delituosos fossem reportados às autoridades locais.